É uma dúvida bastante recorrente para quem está a decidir se deve comprar um imóvel ou investir esse dinheiro em fundos de investimento imobiliário. A realidade, é que cada vez mais investidores estão a diversificar os seus investimentos, apostando na compra e venda de imóveis, obtendo lucro por intermédio da venda de imóveis. Por outro lado, outros investidores, investem o seu dinheiro em fundos de investimento imobiliário. Mas, quais as diferenças entre a compra dum imóvel e os fundos de investimento imobiliário?
Diferenças entre a compra dum imóvel e os fundos de investimento imobiliário
Com a compra direta dum imóvel, o investidor adquire um património na sua totalidade, ou seja, quem compra uma casa, um terreno, um apartamento, lojas, entre outros imóveis do género, está a adquirir a posse total desses bens. Deste modo, este tipo de investimento tem como finalidade a venda direta de imóveis com o objetivo de lucrar dinheiro com essa mesma venda.
No que aos fundos de investimento imobiliário diz respeito, os investidores estão como que a comprar uma parte de um imóvel existente, e podem adquirir uma participação como acionistas numa entidade que possui diretamente ativos imobiliários, como condomínios, prédios, escritórios ou centros comerciais.
A sua principal atividade não é a compra e venda de imóveis, razão pela qual estes fundos de investimento têm um elevado grau de liquidez independentemente da sua rentabilidade. Nesse sentido, os investidores não precisam de despender todo o seu dinheiro em fundos imobiliários, porque podem adquiri-los por um valor substancialmente mais baixo do que aquele que teriam de desembolsar na compra total de um imóvel, que normalmente anda na casa das dezenas ou centenas de milhares de euros, e em alguns casos até milhões de euros, dependendo do tipo de imóvel.
Além disso, outra nuance relativa aos fundos de investimento imobiliário, é que o investidor nem sempre tem a possibilidade de conhecer onde está a investir, pois os fundos de investimento imobiliário são compostos por imóveis que podem estar espalhados pelo país inteiro, ou até mesmo fora dele.
Vantagens e desvantagens na compra de um imóvel
Eis uma lista das principais vantagens ao comprar um imóvel:
- Pode rentabilizá-lo através do aluguer.
- Pode vendê-lo posteriormente com uma margem interessante de lucro.
- Os valores dos imóveis não têm oscilações de valores tão constantes.
- Pode decidir como quer negociar o seu imóvel futuramente (valor da venda ou renda).
- Tem a liberdade de escolher um imóvel do seu agrado bem como o seu local.
- Não tem que pagar a outros pelo trabalho de gestão da sua propriedade (burocracia e manutenção).
- Se prescindir do aluguer tem à sua disposição uma outra habitação para residir.
Por outro lado, estas são as desvantagens da compra dum imóvel:
- Corre o risco de não o conseguir vender ou alugar num determinado espaço de tempo.
- Enquanto proprietário terá que pagar as taxas de condomínio e outras despesas até que o imóvel seja vendido ou alugado.
- Acaso contrate um imobiliária de forma a vender ou alugar o imóvel, terá que suportar os custos associados.
- Se o fizer por sua conta, tem que lidar com questões burocráticas e demoradas.
- Os custos de propriedades ou terrenos são muito elevados o que requer bastante dinheiro para investir.
Vantagens e desvantagens dos fundos de investimento imobiliário
A principal vantagem dos fundos de investimento imobiliário (FIIs) tem que ver com a possibilidade dos investidores poderem fazer parte de grandes projetos imobiliários, sem terem que despender verdadeiras fortunas para tal. Conforme supracitado, as compras de imóveis requerem dezenas, centenas de milhares, ou milhões de euros disponíveis para aquisição. Já para os fundos de investimento imobiliário os investidores enquanto entidade individual não necessitam de ter uma carteira extremamente recheada, podendo investir valores substancialmente mais baixos. Ao mesmo tempo, os fundos de investimento imobiliário permitem a diversificação de forma a maximizar os lucros e a atenuar potenciais perdas.
A principal desvantagem, é que os investidores não têm qualquer poder de decisão sobre os fundos de investimento imobiliário. Isto porque a responsabilidade e a decisão de aplicar o dinheiro dos investidores, passa pelo corretor ou gestor do fundo. Geralmente o gestor de fundo é uma pessoa com bastante experiência e conhecimento neste setor. Em última análise, os fundos de investimento imobiliário são uma boa estratégia para quem deseja investir dinheiros próprios, em virtude da sua facilidade de utilização e normalmente produzem um bom rendimento.
Vantagens dos fundos de investimento imobiliário sobre os bens imóveis
Estas são vantagens associadas aos fundos de investimento imobiliárias face aos bens imóveis:
- A liquidez dos fundos de investimento imobiliário podem ser negociados facilmente na bolsa de valores, ao passo que os bens imóveis podem demorar meses ou anos para serem vendidos.
- Os lucros distribuídos pelos fundos de investimento imobiliário estão totalmente isentos do imposto sobre o rendimento. Já com a venda de imóveis, há o risco do imposto das mais-valias ser aplicado, com uma taxa absurda de 50%.
- É possível investir em fundos imobiliários com pouco dinheiro. Pode começar a investir nos fundos de investimento imobiliário com apenas 100 euros. Porém, a compra de imóveis requer dezenas ou centenas de milhares de euros.
- No que concerne às taxas de gestão dos fundos de investimento imobiliário, estas são mais baixas que as que são cobradas pela compra e venda de imóveis.
- Geralmente os fundos de investimento imobiliário pagam aos seus acionista mensalmente, é a regra, mas poderá haver exceções.
- Os investidores dos fundos imobiliários economizam tempo e dinheiro porque não necessitam de ocupar-se com renovações, pagamentos de impostos prediais e outras despesas relacionadas com bens imóveis.
- Os investidores ao escolherem os fundos de investimento imobiliário não sofrem com o risco de desocupação, isto é, a perda de algum inquilino, logo, não implica a perca total das rendas, apenas serão reduzidas. Por outro lado, uma propriedade imóvel pode permanecer por muito tempo sem ser alugado.
- Os riscos do investimento são baixos, pois há um leque de fundos imobiliários direcionados a diferentes setores. Aliado e este pormenor, é possível construir uma carteira de fundos com poucos recursos financeiros.
- Por fim, nos fundos de investimento imobiliário, a gestão dos ativos está a cargo de profissionais qualificados de forma a potenciar o retorno e valorização a médio-longo prazo. Isso é particularmente útil, tendo em conta que muitos investidores não têm conhecimentos técnicos ou certos para escolher quais as melhores propriedades e imóveis para investir.
Comprar um imóvel ou investir em fundos de investimento imobiliário?
A resposta a esta pergunta pode não ser tão linear assim. Depende de vários fatores pessoais como a sua situação financeira ou outras questões adjacentes. À primeira vista, pode-se dizer que os fundos de investimento imobiliário são uma opção a ter em consideração. Estes fundos tem um conjunto de recursos que potenciam a sua rentabilidade, face ao rendimento fixo dos bens imóveis. Efetivamente, os fundos de investimento imobiliário são mais seguros e estáveis do que investimentos na bolsa de valores ou outros produtos financeiros baseados em ações.
Desse modo, se não tem a certeza donde é que deve aplicar o seu capital, se comprar um bem imóvel ou investir em fundos de investimento imobiliário, tenha em consideração os seguintes tópicos:
- Pode optar por comprar um imóvel, se pretende ser possuidor de uma propriedade ou um bem físico.
- Se não tem qualquer problema em lidar com inquilinos e outras burocracias associadas à posse dum património físico.
- E por fim, se não gosta ou não sabe nada acerca da Bolsa de Valores.
Se tiver curiosidade em saber como investir na Bolsa de Valores pode consultar este artigo.
De outro modo, se optar pela escolha de fundos de investimento imobiliário tenha em conta os seguintes aspetos:
- Tem um gosto particular por imóveis, mas tem pouco capital para investir no momento.
- Não tem confiança suficiente para analisar e escolher propriedades físicas para investir.
- Pretende investir em outros ativos financeiros do setor imobiliário.
- Não tem tempo para se dedicar à gestão direta dum leque de propriedades físicas.
Conclusão
Em suma, e à semelhança de outros investimentos, tudo se resume ao seu tipo de perfil de investidor. Isso é importante pois o ajudará a estabelecer os melhores alvos para investir o seu dinheiro. Obviamente que a rentabilidade será em teoria, um dos fatores nucleares da sua escolha. Ainda assim, leve em consideração todos os pontos supracitados, pois boas escolhas de como aplicar os seus recursos financeiros é muito importante para garantir a sua segurança e a sua estabilidade financeira.