O momento certo para investir? Spoiler alert: não existe

Toda a gente espera pela altura perfeita para investir — o problema é que ela nunca chega. Aprende a investir com estratégia.
29 Out, 2025
|
Actualização: 29 Out, 2025
Logo Corretora XTB
Recebe juros até 3,90% ao ano!
Ganha juros sobre os teus fundos não investidos!
Recebe até 2,30% em Euros e até 3,90% em Dólares ao ano.
Mais informações

Já deves ter ouvido dezenas de vezes: “Agora não é o momento certo para investir”.

Repara, todos os anos – ou de tempos a tempos – há sempre uma razão para não investir. Nas notícias, o fim do mundo económico parece que acontece “dia sim, dia sim senhor”.

Mas será que é mesmo assim? Eu diria que não…

Vamos analisar alguns momentos da história recente e analisar as oportunidades perdidas à conta de todas essas notícias alarmantes.

Em 2016 ia haver uma crise ou um enfraquecimento económico mundial

Por essa altura no site das Nações Unidas lia-se que a economia mundial estava “numa fase de crescimento modesto” e com vários riscos de queda. (lê mais aqui)

De maio de 2015 a fevereiro 2016, o índice S&P 500 desceu ~15%. Desde o mínimo de fevereiro de 2016 até o dia de hoje, regista-se uma subida de ~280%.

Em 2020 como te deves recordar bem, o mundo “ia acabar” por causa da crise do Covid-19

E que oportunidade de investimento poderia ter sido.. se ignorasses todo o barulho à tua volta.

Sim, é facto que o “mundo de certa forma parou” mas será que os mercados “desapareceram” da face da terra?

Bem, basta analisar o gráfico do S&P 500 para percebermos que não:

O índice S&P 500, depois de descer 35% em apenas 1 mes (sim é assustador, não estou a dizer o contrário), subiu posteriormente 200% até o dia da escrita deste artigo!!

Em 2022 era a inflação super elevadas

De dezembro de 2021 até outubro de 2022, o índice S&P 500 desceu ~27%.

Em 2022, Portugal e o mundo entraram numa fase económica complicada com os preços a dispararem exponencialmente. A inflação atingiu valores que já não se viam há décadas.

A inflação chegou aos 8,1% em 2022, o valor mais alto em Portugal desde 1992 (lê mais aqui), posteriormente descendo para 5,3% em 2023 e 2,7% em 2024.

Qual achas que foi a reação da maioria das pessoas? Ou venderam os investimentos que tinham ou nem consideraram (por um momento que fosse), começar a investir.

De dezembro de 2021 até outubro de 2022, o índice S&P 500 desceu ~27%. Desde essa data, o índice S&P 500 praticamente duplicou de valor, subindo ~97% até o dia de hoje…

Em 2025, as famosas tarifas de Donald Trump

O mais recente caso foi a guerra comercial e as famosas tarifas que o presidente dos Estados Unidos da América – Donald Trump, queria aplicar “a meio mundo” (lê mais aqui).

Desde meados de fevereiro de 2025 ao início de abril de 2025, o índice S&P 500 desceu ~21%. Desde essa data, até o dia de hoje, houve uma subida de ~42%.

Estudo interessante do J.P. Morgan

O J.P. Morgan fez um estudo em que analisava o que aconteceria a quem tivesse investido 10.000€ no índice S&P 500 há 20 anos e tivesse mantido o investimento.

Resultado: essa mesma pessoa teria mais de 65.000€ na conta.

Mas há um dado interessante. Se por medo ou outra razão qualquer, essa pessoa não tivesse investido nos 10 melhores dias dessa subida, o retorno cairia quase para metade.

Daqui podemos concluir a importância de manter os investimentos ao longo do tempo e não vender durante as quedas.

Lê mais aqui sobre este estudo

O mito do “timing perfeito”

A grande verdade é que ninguém sabe qual o melhor momento para investir.

Nem os analistas de Wall Street, nem os gestores de fundos, nem eu… nem ninguém.

Como podes ver pelo que mencionei acima, o índice S&P 500 já sofreu quedas significativas mas ao longo do tempo conseguiu recuperar.

Certamente que daqui para a frente existirão outros momentos em que toda a gente fala em crise global e colapsos económicos mas há que “manter a cabeça fria” e ignorar o barulho dos media.

As más notícias vendem (e bem), e por essa razão convém analisar bem a situação e não tomar decisões de impulso.

Referências:

João Neves
João Neves, licenciado em Comunicação e Multimédia e pós-graduado em Audiovisual, investe desde 2019. O investir.pt é o seu espaço para simplificar o mundo financeiro e mostrar que investir é algo ao alcance de todos.

Deixe o primeiro comentário

Ganha juros sobre os teus fundos não investidos!
Recebe até 2,30% em Euros ao ano.
+ info