O projecto investir.pt

Fotografia de perfil João Neves

Olá, sou o João Neves e dou-te as boas-vindas ao investir.pt!

Criei este projecto para ajudar quem vive em Portugal a perceber melhor o mundo dos investimentos e das finanças pessoais. O objectivo é descomplicar e explicar os temas de investimentos e finanças pessoais com linguagem simples, que toda a gente perceba e que esteja adaptado à realidade do nosso país.

Como começou o investir.pt

Comecei a investir em dezembro de 2019 e ao longo dos últimos 5 anos a investir por conta própria, fui percebendo duas coisas:

  1. Há cada vez mais produtos e plataformas no mercado (corretoras, bancos digitais, ETFs, REITs, PPRs, etc.).
  2. Existe muita falta de informação sobre investimentos e finanças pessoais, e a que existe por vezes torna-se confusa para o investidor iniciante.

O investir.pt nasceu precisamente para tentar preencher essa lacuna. Um sítio onde possas encontrar explicações simples, comparações transparentes entre produtos financeiros, sempre adaptado a quem investe em Portugal.

A minha experiência enquanto investidor

Sou um investidor particular e “autodidata”, que foi ganhando interesse sobre como investir e tudo o que anda à volta do tema.

Ao longo dos últimos 5 anos:

  • Investi na bolsa de valores (ações e ETFs)
  • Criei conta e utilizei várias plataformas de investimento e corretoras
  • Fiz day trading de ações e forex.
  • Fui aprendendo à custa dos muitos erros que fui cometendo (a sabedoria vem com a experiência)

Sempre que possível, os artigos e tutoriais passo a passo que encontras no site baseiam-se na minha experiência real a utilizar um determinado produto, seja a abrir conta, a testar funcionalidades, analisar comissões ou utilizar as plataformas no dia a dia.

O que encontras no investir.pt

No investir.pt encontras (entre outros):

  • Guias passo a passo completos com printscreens e explicações de cada passo
  • Comparações detalhadas entre plataformas (comissões, segurança, oferta de produtos, experiência de utilização)
  • Artigos sobre produtos financeiros importantes para quem vive em Portugal: depósitos a prazo, PPRs, ETFs, REITs, entre outros.
  • Tutoriais práticos sobre temas como juros compostos ou cálculo de dividendos

O objetivo é sempre o mesmo: dar-te informação prática e explicada de maneira simples para que consigas tomar decisões mais informadas e perceber melhor os riscos envolvidos.

Como são feitos os conteúdos

Para escrever e actualizar os conteúdos do investir.pt, sigo alguns princípios base:

  • Consulto fontes oficiais sempre que possível (sites das instituições financeiras, dos reguladores como a CMVM e o Banco de Portugal, FIN’s, fichas de produto, etc).
  • Indico datas e condições que podem mudar ao longo do tempo, lembrando-te de confirmar sempre as informações nos sites oficiais antes de tomares decisões.

Transparência e independência

O investir.pt é um projecto independente:

  • As opiniões e análises refletem a minha experiência sobre os mais variados temas.
  • Nenhuma instituição pode “comprar” uma opinião positiva ou um lugar específico num ranking.
  • Sempre que existirem parcerias, conteúdos patrocinados ou links que possam gerar algum tipo de compensação, isso será sempre assinalado de forma clara no conteúdo.

Aviso importante (disclaimer)

Não sou consultor financeiro. O objectivo deste projecto é partilhar a minha experiência.

Os conteúdos têm carácter informativo e educacional e não constituem recomendações de investimento nem aconselhamento financeiro, fiscal ou jurídico.

Antes de efectuares qualquer investimento, faz a tua própria análise e confirma sempre as informações actualizadas nos sites das entidades oficiais (CMVM, Banco de Portugal, corretoras, autoridade tributária, entre outras).

Investir envolve sempre riscos e podes perder parte ou a totalidade do capital que investiste. É importante que faças a tua própria análise e que apenas invistas em produtos que compreendas.

Ficaste com alguma dúvida?

Se ficaste com alguma dúvida ou tens alguma sugestão para melhorar o projecto, podes sempre entrar em contacto comigo através da página de contacto.

A tua opinião e feedback ajudam-me a melhorar o investir.pt e a torná-lo cada vez mais útil para quem está a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.